Eurico Borges dos Reis


10/01/1927 – 23/10/1930

Eurico Borges dos Reis nasceu em 30 de novembro de 1883, em Santo Amaro, Estado da Bahia, filho de Antônio Borges dos Reis.

Realizou seus estudos elementares no seu estado natal, matriculando-se na “Escola Polytechnica” do Rio de Janeiro, onde, em 1905, concluiu o curso de Engenharia Civil.

Regressa à Bahia e exerce ali sua atividade até 1913.

Em fins de 1913, a convite de amigos veio para o Estado de Santa Catarina, onde foi nomeado engenheiro da “Estrada de Ferro Santa Catharina”.

Em 1916, nomeado pelo Governo do Estado, vai exercer funções de Engenheiro-chefe do Distrito de Terras de Tubarão – SC, sendo ainda, encarregado do estudo e fiscalização da construção das estradas de rodagem de Criciúma ao Morro da Fumaça; de Criciúma ao Rio Mãe Luiza; de Urussanga a Palmeiras; de Orleans ao Grão Pará e da Estação Braço do Norte à sede do Distrito de mesmo nome.

Foi organizador do povoado de Criciúma e do Núcleo Rio Pequeno.

Em 1918, é nomeado Chefe da “Comissão Technica do Estado”, pelo Governador Hercílio Luz. Coube-lhe a missão de dirigir o serviço de demarcação de terras em Camboriú, Porto Belo e Urussanga, e ainda a construção de diversas estradas nestes Municípios, realizando também os estudos da estrada de rodagem de Tubarão à sede do Núcleo 13 de Maio.

Realizou o trabalho de campo para projetar a cidade – Planalto, à margem do Rio Canos.

Em 1922, volta a exercer suas atividades junto a “Estrada de Ferro Santa Catharina”, onde permaneceu até 1929, como encarregado da 2ª Sessão de Lontra ao Rio do Sul, no trecho subida do Rio Sul, do qual se retirou por haverem sido suspensos os referidos trabalhos, vindo então, comissionado pela Companhia Lumber, dirigir o serviço das suas terras, nos Municípios de Porto União e Ouro Verde.

Desempenhou as funções de Intendente de Valões, continuando na direção dos trabalhos da Lumber, quando, em 1926, por solicitação do Dr. Adolpho Konder, foi escolhido para dirigir os destinos do Município de Porto União.

Foi nomeado Superintendente do Município de Porto União, em 10 de janeiro de 1927, cargo que exerceu até 23 de outubro de 1930.

Desde logo começou a dedicar-se aos interesses do Município.

Dos inúmeros trabalhos realizados, pode-se destacar a elaboração do Mapa do Município, trabalho para o qual consultou mais de 100 documentos de diversas origens; organização do cadastro da cidade; nivelamento de ruas; calçamento da Praça Hercílio Luz e algumas das ruas principais; realização da Exposição Agroindustrial que teve lugar a 13 de maio de 1928, com o auxilio de Anticho Pereira; instalação do Telegrafo Nacional e estação de rádio em Valões, estradas de Lança a Santa Cruz do Timbó; Valões à Timbózinho; reconstruções das estradas Valões em ascento divisa de Ouro Verde, da reta do Pintado, e alteamento da respectiva ponte de Valões a Vila Nova do Timbó; Poço Preto a Santa Cruz e remodelação da rede de estradas no distrito de Santelmo, entre tantas outras.

Eurico Borges dos Reis, Superintendente de 1927 a 1930.

Um comentário:

  1. Sou neto de Eurico e engenheiro civil como ele e também meu pai. Foi uma grata surpresa conhecer um pouco mais das histórias de meu avô.
    Parabéns aos idealizadores deste site.

    Antonio Borges dos Reis
    borges20000@gmail.com

    ResponderExcluir